Soluções de Networking em TI: Por que elas são tão importantes hoje?

No mercado de hoje, é importante se manter adaptado e garantir que sua empresa tenha acesso às melhores tecnologias, caso queira manter seu negócio próspero e lucrativo. Nem sempre isso é fácil, visto a quantidade de mudanças que surgem no cenário todos os anos.

Saber selecionar onde irá seu investimento e quais tecnologias realmente importam, é um passo muito importante. Uma delas fica englobada em uma categoria chamada soluções de networking. Mas o que são essas soluções e como é possível aproveitá-las ao máximo?

Confira em nosso artigo abaixo

A era da conectividade: networking em TI

Se você quer manter seu negócio crescendo, fazendo uso de tecnologia de ponta, investir em soluções de networking é a saída certa. Isso porque networking nada mais é do que a conectividade entre sistemas.

O foco dessa atividade é em uma infraestrutura responsiva e conectada que garanta à empresa um sistema sempre responsivo e à prova de falhas.

Quanto mais a computação evolui, mais softwares e hardwares surgem e com eles vêm uma demanda por conectividade e sistemas integrados, coisa que não existia em larga escala antes.

Optando por esse estilo de infraestrutura, você aumenta sua eficiência e produtividade, tem menos estresse e também reduz o tempo de resposta entre servidores e o tempo de sistema fora do ar em caso de falhas (por alguma falha na rede).

As soluções de networking em TI se tornam vitais na era da internet justamente porque com a World Wide Web (rede de computadores em massa), conectividade é tudo.

Imagine oferecer um serviço através de uma plataforma digital e não ser integrado a uma rede mundial, apenas local. Quantas oportunidades não teria perdido por isso?

O mesmo vale para o networking. Um computador ou hardware novo sozinho não será a solução para o seu negócio, mas a maneira como ele se conecta e responde a outros sistemas e softwares será.

Quais são as soluções em networking mais comuns?

Dentro do universo de possibilidades de serviços em networking temos alguns serviços que se destacam, como:

Serviços de gerenciamento

Um detalhe importante sobre o networking é que ele pode conectar tanto uma rede local e criar um sistema fechado quanto oferecer uma rede remota em larga escala, tudo depende da sua demanda.

Um serviço de gerenciamento apresenta justamente um contato remoto de controle de funções, diminuindo a necessidade de uma infraestrutura local, dentro da sua empresa, para lidar com essa função.

Sistemas terceirizados

Como parte das soluções de networking, muitas empresas adotam modelos terceirizados, reduzindo a necessidade de equipe de TI própria, compra de equipamentos e suporte ao equipamento.

Os sistemas terceirizados podem ser para funções específicas como um call center para resolver as dúvidas dos seus consumidores ou pode ser o próximo item da lista.

Backup em nuvem

Uma solução já conhecida para você que acessa o blog da Mactec, o backup em nuvem funciona como uma solução de networking porque ele oferece conectividade entre um sistema terceirizado e a empresa através de uma conexão de internet.

Se você ainda não tem backup em nuvem, temos vários motivos para te fazer pensar em adquirir um.

Segurança baseada na nuvem

A tecnologia da vez é o cloud computing e são várias as tendências para esse mercado que só tende a crescer. Uma dessas tendências é a segurança baseada em nuvem, onde você garante a integridade dos seus dados e informações sigilosas e não só reduz a necessidade de espaço físico e manutenção, como no backup.

Soluções em VOIP

Você sabe o que é VOIP? Basicamente, é a capacidade de realizar ligações através de uma conexão de internet.

Ou seja, ao invés de pagar por um plano de telefonia para a sua empresa, você adota esse sistema, corta um gasto e ainda consegue um serviço mais rápido e dinâmico para atender seus clientes. Soluções em VOIP são também soluções de networking.

Soluções de vigilância

Entender qual o tráfego na sua empresa é importante caso seus funcionários não tenham sido educados sobre o uso correto dos computadores. Além de garantir que a produtividade será aumentada pela eliminação de distrações, o gestor também pode verificar o risco e a incidência de ameaças através de softwares de monitoramento.

Não só para a parte de segurança, mas também é possível verificar o desempenho dos hardwares, tempo de resposta dos servidores, quantos dados são transmitidos nas redes locais etc.

Entendeu o porquê da importância de soluções de networking em TI? São elas que garantem uma infraestrutura cuidadosa do seu negócio e possibilitam que as atenções sejam focadas onde realmente importa: ganhar dinheiro e fazer crescer a sua empresa.  

Quer saber mais sobre como transformar sua empresa em uma oportunidade usando as novas tecnologias? Assine nossa newsletter ou fale com um de nossos atendentes.

Publicado em Novidades, Profissional de TI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*