O que é a Terceira Plataforma de TI

Na Era da Conexão, em que smartphones são cada vez mais potentes (os computadores que lançaram o homem ao espaço não tinham o poder de processamento do seu telefone de hoje), alguns especialistas afirmam que estamos vivendo na Terceira Plataforma.

Mas, afinal, o que é a terceira plataforma de TI e o que isso significa para o futuro da sua empresa?

História

Em meados de 2010, a empresa IDC elaborou o termo Terceira Plataforma de TI para designar a nova era da internet que se apresentava dali para frente.

Dividindo as outras duas Plataformas em períodos de, aproximadamente, vinte e cinco anos, o termo se popularizou alguns anos mais tarde.

Entenda abaixo quais são as diferenças entre as principais plataformas de TI e seus diferentes usos e aplicações.

Primeira Plataforma

A primeira plataforma de TI surge em meados da década de sessenta e vai até o meio da década de oitenta. É o período dos grandes computadores, ocupando salas inteiras, usados para processamento de dados brutos, geralmente contabilidade.

A Primeira Plataforma era desconectada, contava apenas com servidores locais, tinha poucos usuários e funções específicas. Ou seja, era um modelo rudimentar do que viria a ser a computação em escala mundial.

Muitas empresas ainda hoje usam o modelo da Primeira Plataforma, especialmente bancos e grandes companhias, que preferem total controle de suas informações e processos computacionais.

Segunda plataforma

A segunda plataforma surge no meio da década de oitenta e vai até 2010. É a era dos computadores pessoais (PC’s).

A principal característica dessa época é o desenvolvimento ágil de novas tecnologias, o surgimento e estabelecimento da internet e o boom das companhias digitais.

A segunda plataforma se caracteriza por computadores interconectados digitalmente, máquinas menores, grande adesão de usuários e tecnologias mais ágeis.

Terceira plataforma

A Terceira Plataforma de TI vem à partir de 2011 e conta com quatro principais características: Big Data, Cloud Computing, Mobile e Social Business.

Nessa fase, há uma adesão quase homogênea das tecnologias digitais em todo o globo, computadores e processadores cada vez menores e mais potentes, interconectividade entre os mais diversos dispositivos e um boom de informações ao alcance das empresas.

A Terceira Plataforma é a fase de desenvolvimento atual da internet (algumas empresas também colocam a Internet das Coisas nesse patamar) e das tecnologias digitais.

Agora, como funcionam, especificamente, esses componentes?

Componentes da terceira plataforma de TI

Cloud computing

Cloud computing é o carro chefe da terceira plataforma de TI, sem ele não seria possível o desenvolvimento rápido e direto de tantas empresas, em tão pouco tempo.

Aqui na Mactec já falamos bastante sobre a tecnologia, por isso, se quiser mais informações, acesse nosso blog e confira curiosidades e dicas de uso da computação em nuvem.

Para quem ainda não sabe, computação em nuvem é a utilização de processadores e servidores terceirizados para rodar seus dados e softwares. A grosso modo, é “pegar emprestado” o poder computacional de empresas especializadas.

Esse aluguel de poder computacional que permitiu o crescimento acelerado e elástico de companhias como Netflix, Uber e AirBnb – não é mais necessário gastar milhões de reais comprando seu próprio hardware e treinando sua equipe, existem empresas que fazem isso para você, e ainda mais barato.

Big Data

Big Data é o termo utilizado para a capacidade de gerenciamento das informações complexas geradas pelas mais diferentes plataformas disponíveis no mercado.

Entre elas há o Google Analytics e outras plataformas de concentração e estudo de dados de acesso e comportamento dos usuários.

A ideia de Big Data serve também para aplicativos de celular, softwares, redes sociais e outros mais.

Social Business

Social Business é a noção de que uma empresa, hoje, para se manter atualizada e no mercado, precisa das melhores estratégias de comunicação digital disponíveis.

Entram aí o Marketing de Conteúdo (dentro do Inbound Marketing), o gerenciamento de mídias em redes sociais, etc.

No social business também cabem processos e gerenciamentos de dados internos de maneira a economizar tempo e flexibilizar o controle de informações sem expôr sua empresa a riscos desnecessários.

Mobile

No mundo, hoje, existem cerca de 6 bilhões de celulares. É um número que só tende a crescer, e numa velocidade maior do que saneamento básico, por exemplo – apenas 4,5 bilhões de pessoas têm acesso à saneamento e esgoto.

Em uma sociedade cada vez mais conectada, é impossível não pensar em como essas tecnologias vão afetar o comportamento dos clientes, a opinião dos usuários e até mesmo a segurança e funcionalidade da sua empresa.

Muitas companhias hoje em dia, inclusive, utilizam de práticas de BYOD (bring your own device, ou traga seu próprio aparelho), em que os funcionários carregam consigo seus próprios computadores e celulares.

Conclusão sobre a Terceira Plataforma de TI

Crescer sem inovar é impossível. Toda empresa que se preze precisa auxiliar investimentos em melhorias e um gerenciamento inteligente.

Pelo menos na primeira parte a Mactec pode ajudar seu negócio a crescer. Saiba mais sobre como podemos fazer seu negócio prosperar e, se ainda tem dúvidas sobre Cloud computing ou a terceira plataforma de TI, assine nossa newsletter para mais novidades ou fale com um de nossos especialistas.

Publicado em Cloud Computing, Novidades Marcado com: , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*