Como convencer seu gestor a investir em Cloud Computing

Apesar de cloud computing representar o futuro dos processos em TI e do gerenciamento de arquivos, muitas empresas ainda não transferiram suas atividades para a nuvem.

Os motivos para isso são vários, de dúvidas sobre a tecnologia à falta de informação, muitos gestores ainda resistem à mudança.

Para auxiliar no processo de convencimento e te ajudar a mostrar que a computação em nuvem é a melhor forma de garantir o sucesso da sua empresa separamos alguns dos melhores argumentos para convencer seu gestor a investir em cloud computing.

Confira agora 🙂

Os benefícios monetários do cloud computing

Algumas pessoas ainda acreditam que cloud computing seja uma tecnologia cara e fora do orçamento de muitas empresas, especialmente as pequenas, mas isso não é verdade.

O mais difícil na hora de calcular quanto custa aplicar o cloud computing é pôr em uma tabela todos os valores e comparar, mas como já fizemos um artigo só sobre isso, hoje vamos dar apenas a visão geral desse processo.

Como calcular o valor de um serviço em cloud?

A primeira coisa a fazer é orçar quanto é gasto em TI atualmente na sua empresa. Coloque nessa planilha todos os gastos com pessoal, aquisição de equipamento, manutenção, internet, hardware, treinamento, etc.

É aqui que você vai saber quanto sua empresa investe em estrutura de TI própria (faça uma média mensal com gastos fixos e variáveis).

Depois, você começa a calcular os gastos para a transferência de plataformas. Isso envolve pessoal especializado, internet (porque dependendo do tamanho dos arquivos, pode levar mais de um dia) e mais uma série de pequenos fatores e gastos especializados.

Disso, você vai para o custo mensal de um plano de cloud computing, que pode ser calculado dentro das próprias plataformas em serviços próprios que empresas como a Amazon e a Microsoft oferecem.

Com esses gastos mensais é possível determinar o plano ideal, principais características e demandas e ainda saber quais são os custos extras por picos de uso.

Afinal, um dos principais benefícios de uma empresa usando a nuvem é a escalabilidade.

Mostre como é fácil crescer com cloud computing

Se sua empresa precisa aumentar a demanda dos hardwares para dar vazão a uma maior movimentação é necessário investir em equipamentos, softwares melhorados e, provavelmente, mais funcionários.

Hardwares podem ter o valor difícil de ser calculado. Softwares não são baratos ou talvez tenham que ser desenvolvidos. Técnicos de TI não são uma aquisição para qualquer empresa.

Crescer um negócio pode ser um desafio sem caixa para isso. Mas o cloud computing resolve esse problema com as demandas elásticas e sistemas escaláveis.

Imagine que você tem picos de uso durantes as manhãs de terça e quinta, mas as madrugadas de quarta e sábado quase não tem demanda.

Com um sistema próprio rodando, seus gastos são praticamente fixos. O equipamento, a conexão, o pessoal especializado continua recebendo, você ganhando nessas horas ou não.

Já em redes na nuvem, os horários sem demanda são reduzidos, cortando seus gastos conforme a quantidade de processadores e hardware usados.

Isso também significa que alto tráfego aumenta seus gastos, mas comparado à TI tradicional e os investimentos necessários para manter a demanda, os investimentos em cloud computing saem mais em conta.

Cloud computing é mais seguro

Apesar das dúvidas e dos medos de entregar seus dados corporativos para outra empresa, cloud computing ainda é mais seguro do que uma estrutura de TI tradicional.

Essa segurança toda só é possível porque as empresas da nuvem sabem o valor da informação, e sabem também que se não forem confiáveis não atrairão clientes. Então elas fazem de tudo para facilitar para seus usuários.

Além de backups, conexões criptografadas e atualizações constantes em seus sistemas, existem inúmeros complementos que podem ser adicionados aos seus softwares ou as pastas de seus dados para mantê-los seguros.

A AWS, inclusive, tem um marketplace próprio onde terceirizados confiáveis podem oferecer mais soluções de segurança para os clientes da empresa.

Não só isso, mas a estrutura física da sua empresa está sujeita a danos materiais, roubos, perda de informações, ataques de hackers e a própria desatenção dos funcionários.

Quando bem utilizado, o cloud computing é um aliado da sua empresa na hora de manter seu negócio funcionando sem prejuízos, e isso por si só já é uma excelente forma de convencer seu gestor a investir em cloud computing.

Está convencido? Não está? Quer saber mais sobre os benefícios da tecnologia? Assine nossa newsletter ou fale com um de nossos atendentes.

Publicado em Cloud Computing Marcado com: , ,
Um comentário sobre “Como convencer seu gestor a investir em Cloud Computing
1 Pings/Trackbacks para "Como convencer seu gestor a investir em Cloud Computing"
  1. […] É essa segurança que pode fazer a diferença na hora de convencer seu gestor a investir em cloud computing, por exemplo. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*