Comparação entre as principais soluções de Cloud Computing

Se você tem uma empresa com soluções digitais e ainda não adotou o cloud computing, não sabe os benefícios que está perdendo. Além de ser um serviço mais barato e eficiente, é possível maximizar os resultados gerados pela sua empresa.

Caso tenha interesse mas ainda não sabia qual é a solução certa para o seu negócio, neste artigo faremos uma comparação entre as principais soluções de cloud computing para te ajudar na hora de investir bem no seu negócio.

Microsoft Azure, quais os benefícios?

Sendo a segunda solução com maior número de adeptos e um serviço que já tem o maior número de servidores globais, o Microsoft Azure é o provedor de computação em nuvem que tem melhor se adaptado às novas demandas do mercado.

Além de interfaces melhores, as funções oferecidas bem se complementam. Em algumas áreas, como PaaS, a Azure tem um desempenho melhor do que a principal concorrente, a AWS.

Os principais benefícios do Microsoft Azure pra quem estiver interessado no serviço é a compatibilidade com os serviços do Microsoft Office.

O Microsoft Server, contudo, ainda é um serviço muito fechado, e se for necessário algo diferente ou a mais, o ideal é procurar outro servidor.

Outro ponto fonte da Azure são os serviços exclusivos como o Azure Visual Studio Online, Site Recovery, Event Hubs e Scheduler.

Além disso, se quiser saber por quanto sai seu plano de cloud computing, eles têm uma calculadora de preços especialmente pra isso.

Amazon Web Service, a solução mais antiga

Sendo a pioneira no mercado da computação em nuvem do jeito que ela é conhecida hoje, não é de se surpreender que a AWS tenha serviços que ninguém mais tem.

Não só isso, mas boa parte dos grandes usuários de cloud computing estão com eles, como o governo norte-americano, Netflix e outras companhias digitais.

A principal vantagem do AWS é a loja com diferentes fornecedores de software para complementar o serviço.

Isso significa uma gama maior de opções de personalização e ferramentas de automatização, embora exista sempre a possibilidade de se criar um “Frankenstein” tecnológico suscetível a ameaças de segurança.

Outro ponte forte, porém, é a grande área de atuação, incluindo servidores no Brasil e em áreas geográficas ainda não alcançadas pelos concorrentes.

Seus serviços mais flexíveis são na área de IaaS. Mas se quiser saber mais sobre a AWS e compará-la com a Azure, temos um artigo só sobre as duas opções que você confere aqui.

A Amazon Web Service tem também o maior número de adeptos da nuvem por uma diferença considerável, e costuma oferecer os preços mais baixos em relação aos concorrentes. Se quiser orçar um valor médio, pode conferir a calculadora deles aqui.

Google Cloud, o gigante das buscas na nuvem

As principais companhias já estão no negócio de computação em nuvem, sejam usuários ou provedores, e é claro que o Google não poderia ficar de fora.

A companhia de tecnologia tem um dos serviços em cloud mais recentes, mas vem acelerando seu desenvolvimento para não ficar para trás.

Por seu perfil mais voltado para o desenvolvimento de softwares, não é de se surpreender que o Google Cloud leve vantagem na velocidade, serviços de networking, maior capacidade de dados (10 terabytes).

Outro ponto forte do serviço é para os valores. Como mostramos em nosso comparativo com o AWS, o GC tem preços até 41% mais baratos que a concorrente, uma diferença gritante para uma empresa pequena que precisa crescer sem gastar muito.

Qual a melhor solução para o seu negócio?

Isso vai depender das suas demandas e do seu tipo de negócio. O AWS tem um dos melhores suportes, serviços mais amplos e uma gama quase ilimitada de fornecedores terceirizados dentro de sua plataforma, oferecendo personalizações quase ilimitadas.

O Microsoft Azure, por outro lado, tem menos opções de customização, mas fornece serviços mais específicos, o que reduz essa necessidade, embora seja mais complicado ampliar os serviços depois.

No caso do Google Cloud, o ponto forte é a velocidade e o potencial total das configurações (além de preços baixos), embora ainda forneça poucas opções de personalização e serviços mais “engessados”.

Assim, determinar qual o melhor serviço depende de cada cliente e das demandas de cada um, o que fará com que cada provedor se comporte de uma maneira.

Se quer saber qual deles terá o melhor desempenho para o seu negócio ou tirar alguma dúvida, assine nossa newsletter ou fale com um de nossos atendentes.

Publicado em Cloud Computing Marcado com: , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*