Por que as pessoas ainda têm dúvidas sobre Cloud Computing

Toda nova tecnologia encontra dificuldades para ser aceita em determinado momento. Foi assim com a internet na década de 90, as compras online dos anos 2000, streaming de dados e agora a nuvem.

Foi assim com a eletricidade, carros elétricos (a Tesla tem desafiado o mercado a cada dia), viagens interplanetárias (as sondas Voyager 1 e 2). As pessoas parecem não acreditar enquanto os limites não forem rompidos.

O primeiro serviço de cloud computing surgiu em 2006, com a Amazon. Mais de uma década passou e ainda existem críticos à tecnologia e céticos.

A pergunta que fica é: por que as pessoas ainda têm dúvidas sobre cloud computing?

Para responder a essas questões, primeiro é preciso saber quais são os argumentos contrários à adoção do sistema.

Quem não gosta de cloud computing?

Para começar, alguns especialistas como Peter Levine, sócio da Andreessen Horowitz (grupo que investe no Grupoun, Lyft, BuzzFeed, Skype e outras mais) dizem que cloud computing tem vida útil curta.

A empresa acredita que a tecnologia tem um modelo muito centralizado na computação, e que isso pode ser prejudicial a longo prazo.

Além de algumas previsões sobre o futuro do cloud computing, Levine afirma que os próximos movimentos oferecerão transformações mais impactantes.

Mas não precisa se preocupar. As próximas tecnologias de gerenciamento de dados serão baseadas em modelos similares à nuvem, por isso, adotá-la agora é crucial. Qualquer mudança futura será mais fácil e segura.

Outro detalhe sobre a previsão da Andreessen é que ignora o rápido crescimento e evolução dos sistemas e softwares dentro da nuvem, um fator importante para a tecnologia não ficar obsoleta.

Apesar dessas previsões, houveram outras menos positivas.

Em 2008, ainda no início da expansão da tecnologia, o criador da licença GNU, Richard Stallman, criticou o cloud computing chamando-a de “estúpida”.

O co-criador da Apple, Steve Wosniak, também criticou a nuvem, em 2012, temendo que as pessoas perdessem o controle de seus arquivos.

De lá para cá muitas coisas aconteceram, mas o apocalipse dos mais pessimistas não desabou sobre os servidores da cloud. Hoje, o potencial da tecnologia só cresceu.

Quais são as críticas à cloud hoje?

Muitas pessoas ainda levantam críticas à cloud hoje em três áreas específicas, são elas:

  • Segurança;
  • Garantias;
  • Conhecimento sobre o assunto.

Na área de segurança, muitos especialistas ainda tem ressalvas quanto às transmissões de documentos importantes, aplicativos e informações sigilosas para a cloud. No processo de envio, os dados podem ser comprometidos.

A nuvem em si oferece segurança e confiabilidade. Os três maiores fornecedores do mercado (Amazon, Google e Microsoft) nunca sofreram com ataques e vazamentos de informação. Ao chegar nos servidores, os dados estão protegidos.

Na parte de garantias, é importante conhecer a empresa que oferece e aplica as soluções de cloud computing para as empresas. Certificados, opinião de outros clientes e experiências passadas são uma boa forma de medir isso.

Como o acesso e configuração de redes e sistemas na nuvem não é fácil, a melhor maneira de garantir a integridade dos dados, softwares, documentos e aplicações é terceirizando o serviço para profissionais qualificados.

Por isso, encontrar a empresa certa pode ser um desafio.

A informática também não é uma área fácil ou intuitiva, existem inúmeros termos, hardwares e softwares, além das tecnologias mudarem sazonalmente. Conhecer e entender o cloud computing pode ser um limitante na hora de aplicar a tecnologia.

Isso porque quanto menos uma pessoa conhecer e compreender os mecanismos da tecnologia, menor a chance de confiar completamente nela.

Ainda existem algumas pessoas que acreditam que a nuvem realmente fica no céu (não fica, seus dados são guardados em servidores e hardwares terceirizados, resumidamente). Mas se quer saber realmente como eles são armazenados nós recomendamos esse artigo.

Mas vale confiar no cloud computing?

A resposta é sim. Cloud computing, além de ser uma opção mais viável economicamente, também tem benefícios na hora de escalar seu negócio, facilitando expansões rápidas.

Se quer saber mais sobre as vantagens da tecnologia, nós recomendamos esse artigo com vantagens e desafios para 2018.

Caso já esteja interessado na tecnologia e queira saber sobre aplicações práticas, listamos cinco que podem fazer você contratar o serviço logo mais.

Para dúvidas e consultas, assine nossa newsletter ou fale com a nossa equipe

Publicado em Cloud Computing Marcado com: ,
Um comentário sobre “Por que as pessoas ainda têm dúvidas sobre Cloud Computing
3 Pings/Trackbacks para "Por que as pessoas ainda têm dúvidas sobre Cloud Computing"
  1. […] e outras mais que fazem algumas pessoas ainda não confiarem na aplicabilidade da tecnologia, como já foi falado em outro post. Nesse artigo, o objetivo é mostrar as qualidades e defeitos da computação em […]

  2. […] você já encontrou todas as respostas para suas dúvidas sobre cloud computing e decidiu entre os principais provedores da nuvem, talvez seja a hora de descobrir um pouco mais […]

  3. […] motivos para isso são vários, de dúvidas sobre a tecnologia à falta de informação, muitos gestores ainda resistem à […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*