AWS x Azure: Qual é a melhor solução de Cloud Computing

Na hora de escolher um grande provedor de serviços em nuvem, os usuários podem ficar em dúvida quanto ao melhor serviço, principalmente na hora de comparar o desempenho e vantagens. Até porque mesmo empresas grandes têm usado os dois serviços ao mesmo tempo, como a rede social Snapchat e o banco HSBC.

O serviço de cloud computing tem a atenção do mercado desde o lançamento inicial da AWS pela Amazon em 2006, e já atrai investidores do mundo inteiro, buscando iniciativas rentáveis e inovadoras. Em um artigo da Forbes do início do ano, as previsões até 2020 foram extremamente positivas.

Por isso, para saber a melhor solução de cloud computing no mercado, fizemos esse texto comparando AWS x Azure. Mas se quer ter mais informações sobre cloud computing, recomendamos antes 10 curiosidades sobre cloud computing que você não sabe e um artigo informativo sobre onde vão parar seus dados depois de um cloud backup.

AWS (Amazon Web Services)

Pioneira no segmento, surgindo em 2006 como forma de ampliar os serviços da gigante do varejo online, a Amazon Web Services hoje corresponde a 40% do mercado de cloud computing mundial. Com a enorme receita e o peso da organização de Jeff Bezos como suporte, oferece um serviço barato e com recorrentes cortes de valor.

Na parte do desempenho, a AWS vem oferecendo suporte à Linux e outros desenvolvedores menores, mas seu foco maior é nas grandes empresas com uma abordagem amigável e serviços flexíveis em IaaS (infraestructure as a service). Um dos principais clientes da empresa é a Netflix.

O serviço da AWS, todavia, peca parcialmente na estrutura híbrida da cloud, então se a proposta não é migrar toda a infraestrutura para o serviço, talvez seja preciso pensar melhor a logística da operação.

Como vantagens, a AWS tem um grande marketplace com provedores terceirizados para ampliar as possibilidades de serviço para seus clientes. A flexibilidade do serviço e dos servidores também é uma vantagem, com um sistema responsivo e atendimento ao usuário excelente.

Isso ocorre porque a Amazon tem a melhor cobertura de serviços e hostings nessa área, contando inclusive com serviços no Brasil (embora o recomendável seja optar por serviços nos EUA, que saem mais baratos ao final do mês).

Microsoft Azure

Surgindo em 2010 como concorrente principal da AWS, a Azure hoje é a segunda maior provedora de serviços em nuvem, mesmo que ainda não tenha um mercado tão significativo quanto a concorrente.

Apesar disso, a Azure se destaca pelos serviços híbridos de cloud computing e pela compatibilidade excelente com os serviços do Office 365 (o que já era de se esperar). Na compatibilidade com os serviços da Microsoft, a Azure é a opção ideal, mas se quer rodar outra coisa que não a Microsoft Server, talvez seja preciso pensar em outras possibilidades.

Para quem procura serviços de PaaS, contudo, a Azure oferece um serviço com uma solidez maior do que a AWS.

Em comparação, a maior parte dos serviços oferecidos pela AWS tem uma contrapartida na Azure, mas alguns serviços da Azure não existem ainda na AWS, como por exemplo a Azure Visual Studio Online, Azure Site Recovery, Azure Event Hubs e a Azure Scheduler. Todas essas funcionalidades únicas do serviço de cloud da Microsoft.

Em termos de grandes clientes, a companhia ainda não tem muitos nomes de peso, mas a Ford e NBC News estão entre as empresas que utilizam os processadores da Azure.

Comparativo: AWS x Azure

De maneira geral, determinar qual o melhor serviço depende das demandas e necessidades de cada usuário. Ainda assim, a AWS oferece o serviço mais antigo e seguro no mercado, com preços usualmente mais baixos (como parte da política de Jeff Bezos).

Apesar disso, os valores para o Brasil ainda são cobrados em dólares e isso faz com que o serviço tenha variações mensais. Para calcular o valor do serviço pretendido, a AWS oferece uma calculadora que, contudo, tem as funcionalidades bem complicadas.

Com uma política mais voltada para os serviços e plataformas da Microsoft, com pouco foco ainda em desenvolvedores de open source, mas um forte serviço de cloud híbrido, a Azure tem um serviço que vem ganhando espaço no mercado pela capacidade de processamento similar à AWS.

Em relação aos preços, o serviço também oferece uma calculadora, essa mais dinâmica e fácil de se usar, que facilita aos interessados uma busca mais direta aos serviços desejados. A calculadora você pode acessar aqui.

Publicado em Curiosidades
Um comentário sobre “AWS x Azure: Qual é a melhor solução de Cloud Computing
  1. david disse:

    A AWS possui uma maior quantidade de países.

7 Pings/Trackbacks para "AWS x Azure: Qual é a melhor solução de Cloud Computing"
  1. […] a entender melhor o que é esse tipo de serviço, curiosidades sobre a computação em nuvem e uma comparação entre os principais serviços do […]

  2. […] serviço amplo e diferentes possibilidades e contratantes, como já mostramos em um artigo sobre as principais diferenças entre o Azure e o AWS, a computação em nuvem ainda é uma área nova e cheia de possibilidades para os que ingressarem […]

  3. […] de poder computacional, um diferencial tão significativo que entre os principais clientes do AWS (que tem participação no mercado por volta de 57%) estão Netflix e o Governo Federal […]

  4. […] Aqui no blog já fizemos um comparativo entre AWS e o Microsoft Azure. […]

  5. […] falamos aqui em vários artigos sobre as diferenças entre Microsoft Azure e AWS e sobre o Google Cloud e AWS, cada serviço tem suas […]

  6. […] serviços mais flexíveis são na área de IaaS. Mas se quiser saber mais sobre a AWS e compará-la com a Azure, temos um artigo só sobre as duas opções que você confere […]

  7. […] você já leu nossos outros artigos no blog comparando o AWS com o Azure ou o artigo em que comparamos todas as três principais alternativas do mercado, e decidiu que o […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*